-
Arquitetos: Ignacio Szulman arquitecto
- Área: 180 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Javier Agustín Rojas
-
Fabricantes: Matyser, Mosaicos Rossi, Terra Calcareos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa sofreu muitas intervenções ao longo do tempo, sendo inclusive um centro de reabilitação. Os novos proprietários compraram a edificação com o objetivo de transformá-la novamente em uma residência, inicialmente apenas para o casal. Eles precisavam de uma casa térrea com a condição de poder expandi-la no futuro para um primeiro andar.
A primeira intervenção consiste em recuperar a ventilação, com isso, são feitas demolições na parte posterior e frontal, de modo a criar 3 pátios. É preservada a parte mais antiga da construção original e são deixadas aparentes as antigas paredes e tetos de tijolos.
A segunda operação consiste em proteger esta antiga construção, envolvendo-a com uma nova estrutura de concreto armado que também deixa as bases para um crescimento futuro. O concreto é martelado em algumas áreas para se aproximar da textura dos antigos tijolos quebrados e gerar uma nova totalidade.
Uma última operação introduz dentro da casa um objeto feito com peças cerâmicas novas, que configura as diferentes funções: desde o volume do banheiro e da cozinha, as aberturas que se conectam com o exterior, até o mobiliário fixo da casa. As peças cerâmicas foram escolhidas por sua escala humana, mais doméstica que o concreto, e por ser o material predominante na construção pré-existente. Dentro de casa, elas são pintadas de branco gerando um contraste e do lado de fora são deixadas aparente, misturando as antigas paredes com as novas peças.